COMO SER MODELO?
Algumas informações para aquelas e aqueles que desejam entrar para este mundo encantador e, ao mesmo tempo, cheio de desafios
Você pode estar acompanhando o concurso “Menina Fantástica” do programa “Fantástico” da rede globo de televisão e estar admirando as news faces do mundo da moda. Pois bem, ser modelo é o sonho de muitas meninas e adolescentes, contudo, essa é uma vida que exige muito mais que um corpo com medidas perfeitas e um belo rosto. A beleza, o corpo, a postura e a maneira como se vestem são admirados por muitas pessoas, afinal, elas se destacam no meio de qualquer multidão. Contudo o ônus do glamour é os vários desafios que todas enfrentam, principalmente no início de carreira. Vivem com pressa, de ônibus pra cima e pra baixo.
Muitas vezes têm que optar por lanches rápidos em vez de uma refeição normal e disputam um “lugar ao sol” em meio a milhares de concorrentes. Essa é a vida das meninas, cujos olhos brilham ao lembrarem-se dos seus sonhos e que chegam de toda parte do país para buscar uma oportunidade de carreira em São Paulo. O sonho ainda inclui deixar a família, amigos, etc. e dividir apartamentos alugados pelas agências com pessoas que nunca viram antes.
Algumas dicas para quem deseja entrar no mundo da Moda como modelo:
1. Caso tenha idade acima de 15 anos e menos 1,73 de altura (feminino) e 1,83 (masculino), você poderá optar ser uma modelo fotográfica;
2. Já se você tem idade acima de 15 anos e 1,73 de altura ou mais (feminino) e 1,83 de altura ou mais (masculino), você poderá ser uma modelo manequim e realizar desfiles;
Obs.: Não é exigida uma altura específica para pessoas com menos de 15 anos.
3. Antes de tudo ame-se! Pois, não basta ser “bonitinha(o)”! Deve ter cuidado com sua pele, seu corpo e a forma como você se veste. Avalie-se se você tem perfil para modelo;
4. Ao procurar uma agência de modelos, vá com uma leve maquiagem para que os profissionais responsáveis pela seleção possam analisá-la(o) como você realmente é;
5. Ao procurar uma agência de modelos não há necessidade de ter em mãos fotos profissionais. Fotos caseiras de corpo inteiro, frente e costas e de rosto são suficientes. Assim, quando seus dados e medidas já estiverem sido avaliados pelo setor de New Faces, você receberá um acompanhamento para tirar fotos profissionais feitas por profissionais de confiança recomendados pelas agências. Nessa fase, as fotos profissionais são de suma importância;
6. Não é necessário que você saia de sua cidade para tentar esta carreira e muito menos para obter sucesso. Encaminhe um material fotográfico para uma agência séria. Se for escolhida, a agência se encarregará de chamá-la(o);
7. Selecione uma agência séria e responsável. Dê preferência às já conhecidas no mercado para que você não seja iludida (o) com falsas promessas. Ao procurar a agência, entre em contato COM A https://agenciadetroid.site.com.br/
Para você que já está adentrando esse mundo glamoroso e cheio de desafios, Gisele Bundchen, a super top, dá algumas dicas de como se portar em uma passarela.
A primeira coisa, antes de adentrar a passarela, é respirar fundo e concentrar-se e... Desfilar. Esqueça que você está na passarela, com uma sandália mega alta, uma roupa que muitas vezes fui super complicada de vestir e tem muita gente lhe observando.
- Procure um ponto de foco, tanto na entrada, quanto na saída, isso lhe ajudará a controlar seu nervosismo e você poderá se concentrar mais. Não esqueça também da postura, com ombros para trás e peito aberto. Por fim, segundo Bundchen, procure encontrar seu estilo, ele será necessário na passarela, na fotografia e em toda a sua vida de modelo
- COMPOSITE: É um cartão impresso com as melhores fotos e medidas do
O surgimento da moda
A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.
A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais.
A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.
modelo.
MINI DICIONÁRIO DA MODELO
Saiba o que falar e entenda o que é falado!
BOOK: É um álbum geralmente com 10 fotos no tamanho 20×30 Cm e com trabalhos do modelo.
CACHÊ: Pagamento que o modelo recebe por um trabalho.
CAST: Elenco de modelos de uma agência.
CASTING: Uma seleção de modelos ( ou teste ) para um determinado trabalho.
COMPOSITE: É um cartão impresso com as melhores fotos e medidas do modelo.
COMISSÃO: Percentual do pagamento do modelo destinado a agência que o promove.
LOCAÇÃO: Lugar fora do estúdio onde será feito a fotografia ou filmagem.
NEW FACE: Modelo que ingressou recentemente na carreira.
SCALTER ou TALENT HUNTER: Caçador de talentos.
PESQUISA: OS 10 MAIORES estilistas do MUNDO ||||
Confere aí:
01. Valentino Garavani
02. Tom Ford
03. Donatella Versace
04. Alexander McQueen
05. Betsey Jonhson
06. Ralph Lauren
07. John Galliano
08. Domenico Dolce & Stefano Gabbana
09. Marc Jacobs
Dez Modelos femininas mais Famosas Kate Moss
2 – Gisele Bundchen
3 – Carolyn Murphy
4 – Natalia Vodianova
5 – Liya Kebede
6 – Karolina Kurkova
7 – Carmen Kass
8 – Stella Tennant
9 – Linda Evangelista
Como ser Modelo?
Como ser modelo? Modelos iniciando sua carreira !
Você sabia que, independente da sua altura, peso ou idade, há empresas interessadas em seu perfil?
Isso acontece porque cada empresa precisa de uma beleza especial no modelo, e diferente da passarela, nos Catálogos, Comerciais e Programas de TV não há um padrão de beleza definido.
No mercado da Moda, a primeira avaliação do modelo é feita sobre suas características, e depois é selecionado os setores que mais se enquadram em seu perfil.
E há vagas para todos! Magrinhas, Gordinhas, Altos, Baixos, Ruivas, Asiáticas, enfim, para conquistar o seu lugar ao sol, basta ter força de vontade!
O primeiro passo é você escolher quais áreas se enquadra em seu perfil, geralmente as agências fazem isso por você. Veja como esse mercado é grande e diversificado:
Desfile Infantil: Começando a carreira desde pequeno
Como ser Modelo Fashion: Um dos tipos de modelo mais exigentes, o modelo fashion ou de passarela tem de ter no mínimo 1,70 de altura, um corpo com medidas específicas e um andar sólido e bonito, mas tem suas exceções.
Como ser Modelo Promocional: Trabalha em feiras, convenções ou salões. Exibindo determinado produto, distribuindo panfletos informativos e respondendo a perguntas. É um excelente ponto de partida para modelos iniciantes.
Como ser Modelo de Alta-Costura: São as mais procuradas além de muito bem pagas pelas casas de moda de alta-costura que requerem modelos jovens, com pescoços compridos, maçãs de rosto elevadas e maxilares quadrados. E tem que saber fazer muito bonito em uma passarela.
Como ser Modelo Editorial: Faz exclusivamente fotografia, seus trabalhos consistem em produções para revistas de moda ou anúncios publicitários. Embora há bastante semelhanças entre as duas, as modelos editoriais ganham menos dinheiro que as modelos de alta-costura.
Como ser Modelo Comercial: É contratada para exibir determinado produto num anúncio impresso em revistas, jornais, outdoors, mupis e em autocarros. Tem que ter capacidade de exibir uma variedade de expressões faciais, emoções e poses corporais.
Como ser Modelo de Catálogo: Fazem fotos para: vestuário, calçado, acessórios ou outros tipos de produtos. O tipo de corpo exigido (medidas, peso, altura) varia conforme o público-alvo do próprio catálogo.
Como ser Modelo de Show Room ( Prova ): É contratado para vestir roupas e mostrá-las em um lugar específico, como em uma: festa, feira ou boutique – por norma é pedido à modelo que circule e que mostre o vestuário, que é o principal objetivo.
Como ser Modelo Especializado: São as que têm uma parte do corpo excepcionalmente bela, então elas exibem exclusivamente essas partes do corpo, como: mãos, pernas, torso, pescoço, colo, pés ou cabelo.
Como ser Petite Model: Esses tipos de modelo, fazem trabalhos que tenham em vista o mesmo público-alvo, pessoas com altura entre 1m52cm e 1m55cm; veste manequim 32 e 34.
Como ser Modelo Plus Size: São modelos utilizado para trabalhos que tenham em vista o mesmo público-alvo, pessoas um pouco mais "Gordinhas".
São Paulo Fashion Week (SPFW) é o maior evento de moda do Brasil realizado na Bienal de São Paulo do Parque do Ibirapuera em São Paulo. E organizado pelo empresário e promoter de eventos Paulo Borges.
O evento começou a ser realizado no ano de 1996, quando era conhecido como Morumbi Fashion Brasil. No início, eram quatro desfiles por dia com público de 300 pessoas. Nesse período começaram surgir as supermodelos brasileiras como Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Ana Claudia Michels, Alessandra Ambrósio dentre outras hoje todas com carreira e fama internacional que trouxeram mais renome e prestígio ao evento. Muitos nomes de estilistas despontaram nessa época também, como Ricardo Almeida, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho, Victor Dzenk, Ronaldo Fraga, Amir Slama, Tufi Duek, Maria Fernanda Lucena, Neil Barret, Patrícia Vieira, Raia de Goeye, Lorenzo Merlino, Marcia Ganem. Nessa época muitas marcas brasileiras como Colcci, Osklen, Cavalera, TNG, Triton, Virzi, Zapping, Animale começaram a ter fama internacionalmente e se tornaram multimarcas.
Foi em 1996 que o Morumbi Fashion sacudiu o mundo da moda brasileira. Foi nesse período que marcas internacionais como Chanel, Versace, apareceram no Brasil. Isso trouxe uma mudança significativa para o país e sua indústria têxtil. Acirrados pela abertura das importações do Governo Collor os empresários brasileiros foram obrigados a investir em tecnologia de ponta, máquinas e mão-de-obra especializada, para concorrer com o mercado estrangeiro que crescia no Brasil.
O evento ganhou o nome atual em janeiro de 2001, em sua décima edição. Durante este tempo, estilistas, produtores, modelos, patrocinadores, tecelagens, jornalistas, agências, indústrias e técnicos se profissionalizaram e ganharam espaço na área. Por isso, este evento de moda é hoje o mais importante da América Latina e aparece como a quinta maior semana de moda do mundo, ao lado de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres. Além de estruturar toda indústria têxtil do país, o evento já foi marcado por campanhas pela fome, pela prevenção do Câncer e da Aids, reciclagem do lixo, educação e outras diversas causas sociais.
Algumas new faces tiveram a projeção de suas carreiras através do evento. É o caso de Rhaisa Batista, Emanuela de Paula, Aline Weber, Martha Streck entre tantas outras hoje famosas internacionalmente. As mais famosas modelos do mundo como Naomi Campbell, Candice Swanepoel, Karolina Kurkova ja desfilaram no evento. A semana de moda ja foi destaque nas mais importantes publições de moda do mundo como a revista Vogue norte-americana e nas revistas Elle, Vanity Fair, Harper’s Bazaar, Cosmopolitan.
Índice alfabético de estilistas São Paulo e Grande SP |
||||
|
|